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Dúvidas Frequentes

Tire as suas principais dúvidas sobre o consórcio Itaú.

  • o que são assembleias?

    Todo mês é feita uma reunião chamada Assembleia. Ela acontece virtualmente, ou seja, você não precisa ir para algum lugar para participar. É nela que alguns membros do grupo são escolhidos, por sorteio ou lance, para receber a carta de crédito e comprar o carro ou a casa que estavam buscando. Para saber a data e os resultados da assembleia do seu grupo basta consultar o menu do Consórcio no Itaú na Internet.

  • o que é e como faço um lance?

    É uma oferta que você pode fazer para tentar antecipar o uso da carta de crédito e comprar o seu carro ou casa. O lance ganhador é o de maior percentual em relação ao valor do bem mais as taxas. Você só consegue fazer a oferta até às 20h do dia útil anterior ao da assembleia, ok?

    Com recursos próprios: tem algum dinheiro guardado? Você pode ofertar ele como um lance. Caso o seu lance seja vencedor, você terá até 5 dias úteis, a contar da data da contemplação, para realizar o pagamento.

    Com parte da carta: você pode oferecer até 30% do valor da carta de crédito. O valor ofertado, caso você seja contemplado, será abatido do total da carta.

    Com recursos do FGTS (apenas para carta de imóvel): você pode usar seu FGTS para dar um lance e tentar adiantar sua carta de crédito. Para utilizar esse recurso você precisa estar de acordo com as regras da Caixa Econômica Federal. Lembre-se: caso o seu lance não seja pago por conta de insuficiência de recursos do FGTS, sua contemplação será cancelada.

    Para fazer um lance

    Você pode dar um lance para tentar antecipar a sua carta de crédito acessando o menu do consórcio. Aí, você clica em “consultar”, procura por “Lance” e seleciona “Solicitar ou substituir lance”. Depois, é só seguir as orientações e finalizar.

  • o que estou pagando com as parcelas do consórcio?

    As parcelas servem para pagar o valor do carro ou da casa que você quer comprar

    O valor das parcelas é composto pelo seguinte:

    - Fundo comum: é o valor usado para comprar o carro ou a casa.

    - Fundo reserva: Valor que servirá para o pagamento de despesas imprevistas, como inadimplência ou cancelamento de alguns clientes. Caso não seja utilizado, esse valor será devolvido no encerramento do grupo. Esse fundo garante a segurança do grupo, ou seja, que ao menos uma pessoa por mês consiga comprar a casa ou o carro que deseja.

    - Taxa de administração: é o valor pago para que a administradora de consorcio faça a gestão dos grupos, assembleias, contemplações.

    - Seguro (opcional): Se você quiser, pode contratar um seguro prestamista que quita as parcelas restantes no caso de morte ou invalidez permanente total por acidente. Ao escolher esta opção, o valor do seguro entra na composição das parcelas.

  • o que acontece quando o grupo termina?

    Assim que o grupo chega ao fim, o dinheiro que sobra no fundo reserva é distribuído entre os membros ativos. O depósito é feito na conta corrente de sua titularidade indicada no momento da contratação.

    Por isso é muito importante garantir que seus dados bancários e cadastrais estejam sempre atualizados. Para fazer isso basta entrar em contato com a Central de Atendimento em 4004 4828 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800 970 4828 (outras localidades). Você também pode alterar a conta para depósito no Itaú na Internet.

  • o valor que eu pago nas parcelas de consórcio pode mudar?

    Para garantir o seu poder compra, as parcelas do consórcio são ajustadas de acordo com o valor de mercado do carro ou da casa que você quer comprar.

    Nas cartas de imóvel, esse ajuste acontece uma vez por ano, com base no INCC (Índice Nacional de Custo de Construção).

    Nas cartas de veículo, o ajuste é mensal. As cartas que tiverem como referência um carro da marca Fiat vão seguir a tabela da própria montadora, enquanto outras marcas terão como base o valor da tabela FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas).

  • como posso cancelar um consórcio?

    Antes de cancelar seu consórcio você pode analisar se alguma das nossas alternativas são mais interessantes. Você pode fazer a Cessão da cota, que é vender para uma outra pessoa que tenha interesse ou reduzir o valor da carta. Você pode fazer isso pela Central de Atendimento

    Mas se você desistiu do Consórcio pode cancelar acessando o menu do consórcio. Aí, você clica em “consultar”, procura por “Simular e contratar” e seleciona “Cancelar consórcio”. Depois, é só preencher o formulário com as suas informações e enviar. Dentro de alguns dias, os nossos atendentes vão entrar em contato com você para confirmar o cancelamento.

    Se preferir, você também pode ligar para a nossa central de atendimento no número 4004 4828 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800 970 4828 (outras localidades) e pedir o cancelamento por lá.

    Se você desistiu do consórcio ou foi excluído, você receberá um percentual do valor do fundo comum pago com desconto de 15% referente à multa de rescisão. Ao invés de cancelar você pode vender sua cota para outra pessoa. Este processo se chama Cessão.

  • cancelei o meu consórcio, como recebo o dinheiro que paguei de volta?

    Se você saiu do seu grupo de consórcio antes dele chegar ao fim, você receberá um percentual do fundo comum pago sobre o valor do bem atualizado, descontado o valor da multa. Você pode receber esse valor por meio dos sorteios mensais de desistentes do consórcio ou após o encerramento do seu grupo. O valor será depositado na conta corrente de sua titularidade indicada no momento da contratação. Se você se arrependeu de cancelar, pode reativar sua cota após um ano e os valores do período não pago serão recalculados nas parcelas restantes.

  • fui sorteado ou ganhei um lance no consórcio, e agora?

    Você receberá uma carta e um e-mail avisando sobre a contemplação. Se você foi contemplado por lance vamos mandar também um telegrama pois é necessário pagar o lance em até 5 dias úteis para que a contemplação seja mantida.

    Nessa etapa você passará por uma nova análise de crédito e deve realizar o pagamento da tarifa para os serviços de faturamento de veículos (clique para consultar a Tabela Geral de Tarifas)

    Após o preenchimento e envio dos documentos necessários, caso esteja tudo certo, o pagamento é liberado.

Utilize o Tele-Vendas para comprar On-Line - Ligue: 0800 770 2221